quarta-feira, 19 de setembro de 2007

AP – AVALIAÇÃO

Avaliação de capacidades e atitudes associadas:

- à recolha, análise e utilização de informação
- à manipulação e comunicação da informação escrita e oral
- ao trabalho de grupo (nomeadamente no que concerne à organização e divisão de tarefas e decorrente responsabilização individual)
- ao sentido e à participação cívica
- à capacidade de reflexão crítica face às situações concretas e projectadas
É útil a construção de portefólios;


Avaliação Formativa

Contínua e sistemática – utilizada para debater com os alunos, em tempo útil, os processos que vão utilizando e os passos que vão realizando na execução do trabalho, tendo em vista a análise de decisões tomadas, a superação de dificuldades, a discussão de alternativas; do ponto de vista do professor responsável os dados de avaliação deverão servir, ainda, para lhe permitir aplicar finalidades antes referidas ao seu próprio trabalho de supervisão;
Utilizando técnicas de recolha de dados como a observação, o inquérito, a análise documental e de instrumentos de avaliação como grelhas de observação, listas de verificação, escalas de classificação com fins de monitorização, questionários, instrumentos de análise de ensaios, relatórios e outros registos, de forma a abarcar a diversidade de actividades e formas de trabalho desenvolvidas;
A traduzir numa menção qualitativa de Não satisfaz, Satisfaz e Satisfaz bem.


Avaliação Sumativa

- deve integrar toda a informação recolhida tanto acerca do processo como do produto;
ocorrer no final de cada período
- deve ser traduzida em classificação quantitativa de 0 a 20 valores
- para que a contribuição de cada um dos elementos da equipa seja mais claramente identificada deverá basear-se também numa "Prova de Projecto" - que consiste na defesa de um projecto e do respectivo relatório de desenvolvimento, perante um júri ou perante o professor da disciplina

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